Patrono do 867 Alcanena

São Pedro

No Novo Testamento vemos claramente que Pedro foi o primeiro em autoridade entre os apóstolos. Cada vez que os apóstolos são nomeados, Pedro encabeça a lista, algumas vezes aparece somente “Pedro e aqueles que estavam com ele”. Pedro era o primeiro que geralmente falava em nome dos apóstolos.

Pedro foi o primeiro que pregou à multidão, e foi Pedro quem realizou a primeira cura milagrosa na nascente Igreja. Também foi a Pedro a quem veio a revelação de que os gentios foram baptizados e aceites como cristãos.

Sua preeminente posição entre os apóstolos estava simbolizada no próprio princípio de sua relação com Cristo. Em seu primeiro encontro, Cristo disse a Simão que seu nome seria mudado para Pedro. Dar um novo nome é mudar a situação da pessoa, como quando o nome de Abrão foi mudado para Abraão.

Quando Jesus Cristo disse “Tudo o que ligares na terra, será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos ceus”, Pedro foi distinguindo com a autoridade de perdoar os pecados e elaborar as regras disciplinares. Também foi somente a Pedro que foi prometido: “Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus”. Naqueles tempos, a chave era sinal de autoridade. Uma cidade cercada de muralhas tinha uma grande porta, e essa porta tinha uma grande fechadura que funcionava com uma grande chave. Dar a chave da cidade (uma honra que ainda existe hoje em dia, ainda que não haja portas) é também dar livre acesso e autoridade sobre a cidade. A cidade da qual Pedro estava recebendo a chave era nada mais e nada menos que a própria Cidade Celestial.

Finalmente, após a Ressurreição, Jesus apareceu para os seus discípulos e perguntou três vezes a Pedro: “Tu me amas?”. Em arrependimento por suas três negações, Pedro fez uma tríplice afirmação de amor. Então, Cristo, o Bom Pastor deu a Pedro a autoridade que havia prometido: “Apascenta as minhas ovelhas”.

Jesus Cristo disse “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. e foi Simão, fraco como era, o escolhido para ser a “pedra”, o primeiro elo na cadeira do papado.

Depois da morte de Jesus Cristo, São Pedro andou por quase todo o mundo a pregar. Andou pela Ásia, África e Europa.

Conta-se que nas suas viagens curou muitas pessoas e fez milagres.

Assim foi durante muitos anos e a igreja que Jesus Cristo lhe tinha deixado nas mãos foi crescendo!

Infelizmente, havia ainda muitas pessoas que não o aceitavam e por isso teve que fugir de todas as perseguições que existiam contra os cristãos.

Pedro foi morto por ordem do Imperador Nero. Nero mandou crucificar São Pedro, mas este quis a sua cruz de cabeça para baixo, porque achava que não era digno de morrer como Jesus Cristo! Isto por volta do ano 67.

Em 1968, fizeram-se algumas escavações por baixo da basílica de São Pedro, no Vaticano, e descobriram-se alguns ossos que foram aceites como sendo os de São Pedro, uma vez que se sabe que ele morreu naquela zona.

 

Conheça também o Patrono do CNE e dos seus Dirigentes, São Nuno de Santa Maria.