Caros Irmãos Escutas:

E aqui estou eu. Perante vós, familiares, amigos.

Bem, até há pouco tempo, eu não acreditava vir a fazer algo semelhante: ser chefe do Corpo Nacional de Escutas. Pelo menos para já.

Ao reflectir sobre o assunto, apercebi-me que talvez seja um pouco cedo de mais… afinal tenho apenas 25 anos e uma enorme responsabilidade pela frente… Cedo de mais, pensei eu…

Mas, por vezes, a vida é feita de sacrifícios, que devem ser feitos, para o bem de outros, para o nosso bem. Reparei, também, que a experiência é pouca mas, é aquela que tenho e, muita mais irei juntar. O que interessa é que vou dar tudo o que tenho, dar tudo aquilo que me pedem e que é possível fazer.

Sei que não é pouco aquilo que esperam de mim… Com razão, diga-se, pois sei aquilo que valho, e o que me ensinaram. Além de que um Guerreiro Luz compartilha com os outros o que sabe do Caminho. Quem ajuda, é sempre ajudado, e deve ensinar o que aprendeu.

Acreditem, não tenho medo de falhar, pois sei que vou errar. Mas sei também que, ao errar, estou a percorrer o caminho da sabedoria.

Agradeço todo o tempo que nos deram, que sacrificaram por um grupo de rapazes e raparigas, tentando incutir em nós todo o seu saber, e amizade, que para sempre ficou.

Agora, olho para trás, para o último ano, o CIP,  toda uma pressão para fazer algo, bom e melhor, para benefício dos jovens…

…Agora olho agora para trás e compreendo e sei que tomei a melhor opção ao aceitar ser Dirigente do C.N.E., no Agrupamento 867 – Alcanena.

Talvez seja altura de aceitar mais um desafio.

Talvez que este desafio seja o mais duro de sempre.

Mas um desafio não espera. Aceita-se e acredita-se nele, custe o que custar… É preciso não ter medo de cometer erros. Afinal de contas, quantas coisas perderemos por termos medo de as perder? E, quando alguém deseja algo, deve saber que corre riscos…

É por isso que a vida vale a pena, pelos riscos que corremos, pelos resultados, bons ou maus que conseguimos.

A minha escolha foi aceitar.

Durante toda a minha vida escutista, aprendi, dei a aprender, fui repreendido, gratificado, ganhei, perdi, chorei, ri. Nunca mais me esqueço de noites de luar, noites de chuva, raids que nos aproximavam, actividades que nos preenchiam, palavras que nunca se esquecem, palavras que gostaríamos não ter ouvido, mas que lá no fundo temos a sensação de que afinal tinham uma razão.

Tudo isto passado, tudo isto ganho…Para mim o escutismo é algo mais que uma actividade, que uma fraternidade do ar livre. Para mim tornou-se um estilo de vida… tornou-se uma vida.

É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante.

Obrigado.

Agrupamento 867 Alcanena
no dia da sua Promessa de Dirigente para a Paróquia, em 8 de Julho de 2012