“Façam o vosso melhor”
As celebrações das Promessas foram presididas pelo Assistente de Agrupamento Padre António e começaram na sexta-feira à noite, dia 11, com a realização da Vigília de Oração, sob o lema “Façam o vosso melhor”, onde os Escuteiros reflectiram na Promessa.
Olhando para o mundo cheio de coisas belas que a natureza nos dá, deixando-nos no ar todas as linhas mestras da vida, senti-me apaixonada. Simultaneamente, olhava para aqueles jovens que tudo tinham para dela desfrutar. Na Vigília, onde cada um acendeu a sua “luz”, podia sentir-se o calor da chama. No rosto de cada um, um sorriso. Alguns são ainda muito pequeninos mas percebe-se a entrega. À volta, num ambiente tão sereno e familiar, os pais partilharam o mesmo entusiasmo. Eu também o partilhei não só como mãe mas também como escuteira. Era o meu filho que estava ali para a Promessa, mas também outras crianças com quem tenho o privilégio de aprender a “fazer o meu melhor”.
No Sábado, perante o altar, diante dos irmãos escuteiros e na presença da comunidade cristã, fizeram a sua Promessa Escutista Lobitos e Exploradores do nosso Agrupamento. No final da Promessa de cada um dos “meus meninos” pude ver reflectido nos seus olhos o “orgulho pelo lenço”. Senti que ficaram felizes e eu com eles também fiquei.
Como mãe e como chefe desejo que cada um seja protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade e que nunca se esqueça da sua Promessa, que cresça e aprenda com a alegria do Lobito, com o gosto pelo desconhecido do Explorador, com o entusiasmo do Pioneiro e a com procura de novos rumos do Caminheiro.
Pais e amigos, “não há famílias perfeitas” também não há escuteiros e dirigentes perfeitos. Mas, mesmo não sendo perfeita, a nossa família dá-nos as maiores alegrias da vida. Os nossos escuteiros também nos dão muita alegria e força para continuar.
Obrigada a todos.