“Vive, partilha e avança; sem medo do amanhã; segue Cristo e B.P.; e um Homem Novo serás.”
As muitas experiências vividas ao longo do percurso que fica para trás e tendo em mente o ideal do homem novo com o objectivo de tornar o mundo melhor, chega então a hora de fazer a partida. A partida exprime simbolicamente que o acto de caminhar é em si mesmo mais importante do que o facto de chegar. Não chegámos ao fim da caminhada, mas ao fim de uma etapa e ao início de outra. B.P. escreveu,
“Impele a tua própria canoa, e não contes que outros te remem o barco. (…) Hás-de encontrar dificuldades e perigos, baixios e tempestades, no percurso. Mas, sem aventuras, a vida seria sumamente insulsa. Com pilotagem atenta, navegação franca e persistência jovial não há razão para que a viagem não constitua êxito completo, por muito pequeno que seja o regato de onde partires.”
Fazer-me a este novo caminho é o que me proponho, sem medos e sem hesitações, mas apenas com a certeza de quem quer ir, quem não tem receio de nenhum obstáculo. É hora de avançar rumo a novos desafios. É com grande vontade e motivação que encaro o facto de poder transmitir aos mais novos o que outrora me ensinaram, tendo com isso a possibilidade de os ajudar a crescer e continuar também eu a crescer. A disponibilidade em termos de tempo não é tanta quanto gostaria, tornando por isso a tarefa mais difícil. Contudo tentarei dar o meu melhor nunca esquecendo uma das dimensões do caminheirismo, o Serviço.
Para finalizar um obrigado a todos vós que fazem parte desta comunidade. De uma forma particular quero também agradecer a todos os colegas e amigos com quem tive o prazer de conviver e crescer como pessoa ao longo do meu percurso e ainda um agradecimento aos dirigentes que me acompanharam e que foram elementos muito importantes no processo de crescimento e aprendizagem. Igualmente um agradecimento à minha família que sempre me apoiou e ajudou.